quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Projetos: Viajante Literária e Lendo Clássicos

Leituras e Gatices
Cada indivíduo tem uma história, de certa forma, única. Cuja base é, em parte, formada pelo ambiente e cultura em que está inserido. O que torna cada autor, de certo modo, único, não entrando aqui a "habilidade" que o autor tem com a escrita ou a "qualidade" da obra; além de considerar, por outro lado, que o autor não é o sujeito num todo, mas parte dele. Não muito longe desse raciocínio, volto a dizer o que comentei com o texto sobre No Mar, sobre ter autores incríveis em cada canto do mundo e que quero conhecer ao menos alguns deles. Talvez não por acaso que participarei de um projeto sobre essas diferentes literaturas ao redor do mundo. ✌

O Projeto Viajante literária foi criado pela Helena do Leituras e Gatices. Basicamente, ela se propõe a ler doze livros de nacionalidades diferentes ao longo do ano, um por mês. Os locais escolhidos e as respectivas obras seguem abaixo. Só troquei uns dois títulos por outros que eu já tenho na minha estante, pois estou tentando diminuir a quantidade de não lidos (que por pouco não é maior que a quantidade de lidos). Assim como a Helena, não seguirei necessariamente esta ordem. Boa parte dos autores eu já conhecia e até li algumas obras, como Murakami e Jostein Gaarder, mas cada obra pode ser uma novidade.

1. França: Madame Bovary - Gustave Flaubert
2. Ucrânia: O mestre e a margarida - Mikhail Bulgákov
3. Portugal: A desumanização - Valter Hugo Mãe
4. Rússia: Anna Kariênina - Liev Tolstói
5. Nigéria: Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
6. Noruega: A biblioteca mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder
7. Japão: Dance Dance Dance - Haruki Murakami
8. Alemanha: A violoncelista - Michael Krüger
9. Espanha: A sombra do vento - Carlos Ruiz Zafón
10. Irlanda: Drácula - Bram Stocker
11. República Tcheca: O processo - Franz Kafka
12. Colômbia: O amor nos tempos do cólera - Gabriel Garcia Márquez

Bom, às vezes só precisamos de um empurrãozinho ou de uma força exterior para fazer algo que pretendíamos ou queríamos; como ler livros de nacionalidades diferentes ou ler mais clássicos. Aliás, é sobre isso o outro projeto que participarei: Lendo Clássicos, este sendo da Tainan, do Eu Curto Literatura. Este projeto consiste em ler doze clássicos; como a lista acima já possui um bom número deles, no decorrer do ano acrescentarei mais uns títulos.

Sinceramente, adorei os projetos, e tentarei fazer ao menos dez dessas leituras. Não deixando de mencionar, claro, que os projetos unem autores incríveis. (💙)

É, isso. Boas leituras.

4 comentários:

  1. Oi, Paula! Fico muito feliz que vc tenha se empolgado com o meu projeto, e também feliz por ter gostado das minhas escolhas a ponto de ler quase os mesmos títulos que eu vou ler! *---*
    Ótimas leituras para nós!

    Bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! :)
      Escolhesse autores que parecem ótimos, não pude deixar de querer lê-los também~ <3
      E já estou lendo Anna Kariênina e adorando. *-*
      Sim, ótimas leituras para nós!

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz que vai entrar nos dois projetos, é sempre bom ler coisas novas. Já quero ler todas as resenhas kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! :)
      Sim, é sempre bom mesmo! Opa, só acompanhar aqui, talvez não poste de todos, mas de alguns, de certeza.
      Ah, e vou querer ler as suas resenhas dos clássicos também. ;D

      Excluir