quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Caçando Ouriços nas Férias: resultados!

Olá, leitores!

Pois é, as férias acabaram, as aulas voltaram e hora de ver o tanto que consegui aproveitar. Infelizmente, fiz bem menos leituras do que planejava. Tanto teóricas quanto de Literatura mesmo. Não vem aqui ficar pensando e comentando o porquê, mas devo comentar que resolvi mudar umas leituras. Melhor dizer, resolvi trocar as duas leituras de Dostoiévski por uma só: Crime e Castigo. Como comentei anteriormente, peguei Demian na biblioteca da escola onde estudei/fiz estágio e, ao devolvê-lo, acabei pegando essa maravilhosa edição da Editora 34 (talvez venha a fazer uma postagem desse livro e, então, comento melhor sobre o livro, porque ainda não finalizei a leitura). Enfim, aos resultados!

 História dos Treze, de Honoré de Balzac
Esse livro eu já comentei por aqui, nas histórias Ferragus e A duquesa de Langeais e, apesar de ainda não ter postado a última, A menina dos olhos de ouro, foi a primeira leitura que concluí. Recomendo muitíssimo; a escrita de Balzac realmente me surpreendeu! E, como já comentei, é um ouricinho, levem isso em conta.

 Lugar Nenhum, do Neil Gaiman
Segunda leitura finalizada, e simplesmente impressionante. Toda a ideia de uma outra Londres, como um mundo paralelo, a existência de seres que sequer temos ideia, o drama... O drama! Enfim, já havia dito antes, mas retomo que não é um ouricinho; a capa é bonitinha. Aliás, tem uma nova edição da Intrínseca, já viram?

 Demian, do Hermann Hesse
O que dizer deste livro? Leiam. Já o comentei por aqui, foi uma leitura ótima, muitíssimo recomendada. Todo o desenvolvimento da obra, a narrativa linda... <3
Acho que definir se é um ouricinho ou não depende muito da edição, mas grande parte delas faz muito sentido com a história. Muito coerente, eu diria. 

– Estação Onze, da Emily St. John Mandel
Não errei ao dizer que era um livro bem dramático e meio pós-apocalíptico, mas estaria errada ao dizer que é apenas isso. Devo dizer que não é um ouricinho mesmo, a obra é incrível. A resenhei no blog Eu Curto Literatura, caso queiram conferir minha visão da obra, um tanto limitada pelos spoilers. Enfim, uma leitura surpreendente e muito bem-vinda; recomendo. 

Crime e Castigo
Foto: Skoob.
Não finalizada – Crime e Castigo, do Fiódor M. Dostoiévski
Por fim, a leitura iniciada, mas não terminada, embora falte bem pouquinho. Como puderam ver, dos sete livros escolhidos para as férias, li apenas quatro, permanecendo na listinha de espera Sangue na Neve, O Jogador e o livro das duas novelas do Dostoiévski. Em compensação, estou lendo esta obra-prima. Vocês já leram ou conhecem essa obra? Meio óbvio o que direi se considerarmos o título, mas a história, num resumo bem curtinho, é sobre um homem mais ou menos na miséria que comete o crime de assassinar uma velha. A partir de então, vê-se o desenvolvimento de seu estado de espírito e do desenrolar do caso de homicídio, deixando-nos em vista, aos poucos, a punição, o castigo. Enfim, acho as capas da Editora 34 bem interessantes, não muito atrativas, admito, mas gosto do padrão deles. Então, não acho que seja um ouricinho.



Bom, basicamente foram essas as leituras que consegui fazer. Espero conseguir ler essas obras que ficaram para trás ainda este ano, mas... veremos. No fim, não encontrei um ouricinho de fato; uma obra que traga uma visão bem diversa e tal. Pelo contrário, me impressionei positivamente com as leituras. E espero que também tenham tido leituras positivamente surpreendentes. =)

“Quando se quer algo verdadeiramente e com suficiente força, acaba-se por consegui-lo sempre.” (Demian, Hermann Hesse, p. 112)

2 comentários:

  1. Olá, Paula. Olha eu de novo aqui :D
    Você leu muita coisa boa, como sempre. Admiro muito teu gosto para literatura, Balzac, Dostô... são autores que não conheço, mas que preciso um dia dar uma chance e vencer o medinho (sim, tenho medinho de ler Dostoiévski).
    Compartilhamos duas leituras dessa lista que é Demian e Lugar nenhum, ambas muito distintas, mas muito boas leituras. Principalmente Demian, que já está entre os meus favoritos desse ano! Aproveito para agradecer por ter me feito ler A elegância do ouriço, eu amei seriamente aquele livro e quero agora comprar uma edição para colocar num potinho ♥

    Beijinhos, Hel. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz por te ver por aqui. =D
      Pois é, precisa ler algo deles, são muito bons! E não são de leitura difícil, só o tamanho de algumas que pode dar uma assustada. xD (Tipo "Os Irmãos Karamázov" ou "Crime e Castigo", duas obras incríveis, aliás).
      Verdade, e agradeço por ter me emprestado "Lugar Nenhum". *-*
      Estava olhando o Skoob, e reparei que não coloquei "Demian" nos favoritos. '-' Como, eu não sei... arrumarei isso.
      Fico bem feliz que tenhas gostado também! "A elegância do ouriço" é um livro muito lindinho~ <3
      Ainda quero ler mais algo dessa autora.

      Excluir