domingo, 10 de julho de 2016

Caçando Ouriços nas Férias: planos iniciais!

Olá, pessoal!

Por sugestão da Helena, do Leituras & Gatices, resolvi mostrar o que pretendo ler nessas férias. Como já se passou uma semana, já tem umas leituras concluídas, mas acho que mesmo assim está valendo. Também por sugestão dela, a partir de agora começarei a verificar e expor se essas leituras são ouricinhos, isso é, se a visão inicial, exterior, que se tem da obra difere-se da visão ao término da leitura. Em Os sofrimentos do jovem Werther, por exemplo, diria que é um ouricinho sim, porque a capa, embora visualmente bonitinha, pode desanimar a leitura  além de que tem umas capas de outras edições que realmente me desmotivariam a lê-lo. Em relação à obra do Goethe, ainda, muito se poderia fugir por causa da temática  há quem não leia só pelo drama? Sim, há , mas, ainda assim, afirmo, é um ouricinho, leiam!

Bem, considerando que semestre que vem estarei no tão abominável TCC, que na verdade só é um trabalho que ocupa muito tempo, acabei tendo que deixar espaço para leitura de referencial para a faculdade. Mesmo assim, me propus a ler sete – número mágico  livros de Literatura, dos quais em sua maioria as capas são bem bonitinhas e, por isso, espero que não sejam ouricinhos, já que isso significaria história fraca e/ou ruim.


História dos Treze, de Honoré de Balzac.
Esse foi o primeiro cuja leitura finalizei nessas férias, e já tem texto pronto aqui para o blog. Aliás, serão três textos, porque a obra engloba três histórias diferentes: Ferragus, A duquesa de Langeais e A menina dos olhos de ouro. Não adiantarei muito, porque os textos já falarão por si sós, mas convém dizer que achei sim um ouricinho, porque vejam a capa... É bonita e tudo o mais, mas não animaria a ler, caso não conhecêssemos o autor ou tivéssemos alguma ideia da grandeza que é A comédia humana. Um fato que esclarece isso é o uso meio exagerado, talvez, de frases de outros autores famosos sobre a obra de Balzac na contracapa, na orelha e na introdução da obra. Não seria esse exagero uma forma de dizer "leiam porque é bom", já que a sinopse e a capa por si só não fazem isso? Está lançado o questionamento.


Lugar Nenhum, de Neil Gaiman.
Essa foi a segunda leitura que conclui nas férias, aliás, terminei ontem (09/07), e adorei! Não pretendo resenhá-la aqui, mas caso queiram conhecer a obra, recomendo a leitura da resenha da Helena (ela que me emprestou o livro, aliás~ <3), que traz uma visão sobre o livro. Tenho de dizer apenas que a capa combina muito com a história e, por ser uma capa bonita, não considero um ouricinho. 

Demian, do Hermann Hesse.
Esse é o livro da leitura deste mês para o Clube do Livro que participo, cuja temática parte de livros que sejam aventura ou mais filosóficos, coisas do tipo. Já li outra obra do Hermann Hesse, e me parece que valerá muito a pena. Além disso, a capa me parece curiosa, não sei se será um ouricinho. Veremos. Como não me atrevo a trazer uma sinopse ou mesmo resumo do livro, já que ainda não o li e muitos sabem estragar o livro com seus resumos, recomendo a leitura da resenha do Elder no blog O epitáfio, que está bem interessante!


Estação Onze, da Emily St. John Mandel.
Essa é uma leitura que estou devendo desde janeiro, pois ganhei de um amigo, e enfim resolvi lê-la. Aparentemente é um livro bem dramático e meio pós-apocalíptico. A capa é lindinha e estou bem empolgada para ler esse livro – que não recomendo para ler em ônibus e tal, porque a fonte é pequena –, espero que não seja um ouricinho. 

Sangue na Neve, do Jo Nesbo.
Tenho que admitir que minha vontade de ler esse livro resultou de uma curiosidade que a sinopse do Skoob me passou, então a colocarei abaixo. Gostaria de ver como o autor escreveu essa história... Ao mesmo tempo, espero que não seja um ouriço, porque a capa é muito linda e tem relevo!
O mestre do thriller escandinavo está de volta. Olav tem apenas um talento: matar pessoas a sangue-frio. Não há nada que ele preze mais que ter o poder sobre a vida e a morte. Porém, sua natureza sensível é proporcional às suas habilidades como matador de aluguel. Uma vez tentou roubar bancos, mas não deu certo – ele se sentiu tão culpado que foi visitar uma das vítimas no hospital. Agenciar mulheres para prostituição, idem – Olav se apaixona muito fácil. O assassinato foi tudo que lhe restou.
Ele leva uma vida solitária em Oslo até se ver envolvido em um trabalho importante para um dos mais perigosos chefes do crime organizado na cidade, Daniel Hoffman. Ao aceitá-lo, Olav finalmente conhece a mulher da sua vida, mas logo se depara com dois problemas. O primeiro é que ela é a esposa do chefe. E o segundo é que ele foi contratado para matá-la.
O jogador, do Fiódor M. Dostoiévski.
Tanto esse livro quanto o debaixo são de um escritor cuja escrita muito me encanta. Aparentemente meio óbvio, o livro vai retratar um personagem viciado em jogos. Isso, a capa e ainda somando a escrita de Dostoiévski... acho que não será um ouriço. 


Duas Narrativas Fantásticas, do Fiódor M. Dostoiévski.
Por último, esse livro não será uma leitura, e sim uma releitura, pois já o li no ano passado. Foi a primeira obra que li de Dostoiévski, e sinto que não aproveitei tanto, então quero relê-la e, talvez, comentá-la por aqui. A obra abarca duas novelas, A dócil e O sonho de um homem ridículo.

Bom, essas são as leituras que me propus, e que espero conseguir ler ao menos cinco delas. Quando as férias terminarem comentarei se são ouricinhos e se valem a pena serem lidas, afinal, a visão inicial sempre pode nos enganar. =)

E vocês, já encontraram algum livro ouriço nessas férias?

2 comentários:

  1. Muito boas leituras e algumas bem curiosas, como essa Sangue na Neve, que eu não imagino você lendo, para falar a verdade. Então, vou aguardar pela tua resenha ou conversar pessoalmente sobre.
    Gostei muito dessa tua classificação em "ouricinho" e a ideia de avaliar a leitura antes e depois da impressão que a capa causou, realmente combinou demais com o blog!

    Não fiz nenhuma leitura ouriço até agora, pois tanto Pretérito imperfeito quanto os outros dois livros que finalizei nas férias têm capas lindas e conteúdos idem.

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, se fosse para escolher agora, eu não pegaria esse livro para ler. Mas fiquei curiosa pelo livro nas férias passadas, enquanto conversava com uma visita sobre livros e conjecturávamos sobre o que e como seria o livro. Seria mais uma leitura de curiosidade/crítica, sabe? Tinha feito até um lista de perguntas que esperava que o autor respondesse no livro, infelizmente acho que a perdi. =\ Esse é um livro "empacado" na estante, então resolvi ler logo. Quando finalizar comentarei o livro. ^^
      Fico contente que gostasse! *-*

      Que bom que não são ouricinhos por serem bons! Quero ler esse livro Pretérito Imperfeito~

      Excluir